Você está aqui: Home » Tratamento » Aparelho Ortodôntico – Orientações para o bom uso

4

Muitos dos pacientes, ao colocar o aparelho ortodôntico, passam a possuir diversas dúvidas. “É normal sangrar ao escovar?” “É possível beijar com o aparelho?” “É normal os dentes ficarem moles após a manutenção?“. Estas são as dúvidas mais comuns, sendo que algumas delas já foram esclarecidas neste site.

Dakota Fanning na época em que usava aparelho ortodôntico

Dakota Fanning na época em que usava aparelho ortodôntico

Pensando nisso, normalmente ofereço a meus pacientes um pequeno guia prático com orientações básicas para o uso do aparelho. Você tem alguma dúvida que ainda não foi esclarecida? Se este pequeno guia não ajudar, envie um comentário ou entre em contato.

Segue abaixo algumas orientações para o uso do aparelho ortodôntico:

1.    Escove os dentes imediatamente após as refeições e utilize o fio dental e a agulha “passa fio”.
2.    Leve sempre escova e pasta para as consultas ortodônticas e escove os dentes quando o arco for retirado.
3.    Não utilize palitos, eles podem danificar o aparelho;
4.    A partir do momento que se coloca aparelho fixo, o paciente não deve mais utilizar os dentes anteriores (da frente), para cortar alimentos, tais como: maçã, cenoura, sanduíches, carnes, balas, etc.
5.    Evite alimentos que tenham muita fibra (abacaxi, manga, cana de açúcar, etc.), pois esses alimentos prejudicam muito a higiene do aparelho, o ideal é se fazer sucos com eles;
6.    Evite alimentos pegajosos (chicletes, balas de goma, caramelo, etc.) ou duros (pé de moleque, rapadura, amendoim, castanhas, caranguejos, nozes, pistaches, milho de pipoca sem estourar, etc.), eles podem causar a quebra dos braquetes e atraso do tratamento.
7.    É normal o paciente sentir uma sensibilidade nos 3 (três) primeiros dias após as ativações. Se o paciente não conseguir mastigar o alimento, recomendam-se alimentos líquidos e pastosos como sopas, caldos e purê. O nível de sensibilidade à dor varia de paciente para paciente.
8.    Em caso de quebra do aparelho ortodôntico, entre em contato com o ortodontista e guarde as peças soltas para manutenção do seu aparelho.
9.    No inicio, o aparelho fixo pode incomodar um pouco as bochechas, lábio e língua. Isso em função de uma reação normal do organismo a um “corpo estranho” novo, sendo que com tempo essa reação desaparece. Para evitar, utilize a cera de proteção fornecida pelo ortodontista;
10.    Se o aparelho estiver machucando, não o remova por conta própria. Entre em contato com o ortodontista;
11.    A freqüência no uso do aparelho ortodôntico e as consultas marcadas para o ajuste são importantes para determinar o tempo de tratamento;
12.    Para o tratamento ortodôntico não existe período de férias ou finais de semana, por isso, o aparelho deve ser usado diariamente conforme o determinado pelo ortodontista;
13.    No seu tratamento deverá ser solicitado periodicamente, exames radiográficos e/ou complementos para avaliação e controle do tratamento, bem como, ao final do mesmo.
15.    O paciente deverá manter controles clínicos periódicos para a prevenção de caries e doenças gengivais (ex: gengivite). Em caso de persistência dessas patologias, o tratamento ortodôntico será suspenso até que as mesmas estejam sob controle.

Be Sociable, Share!



4 Comentários

  1. Lucas disse:

    Dr. tem diferença entre os novos aparelhos transparentes para o convencional que aparece mais o metal?
    grato.

    • Dr. Micael disse:

      Lucas

      A diferença entre o aparelho estético e o convencional é basicamente o material , ou seja , o aparelho estético geralmente é feito de porcelana ou polibicarbonato e o de metal é feito de cromo/níquel (aço). Em relação ao tempo de tratamento, provavelmente, o de metal pode ter um ganho no período final, cerca de dois a três meses em média. O aparelho estético tem o grande beneficio da aparência mas o principal aser avaliado não é o material utilizado mas sim a proposta de tratamento e o resultado final.

      Dr. Micael Ferraz

  2. Daiane disse:

    Eu tenho que colocar parelho dental,mais é que estou esperando as férias de começo de ano para colocar,porque se sentir alguma dor não sofro no periodo de aula.O que voce acha Dr. se eu colocar no período de aula normal será que vou sofrer muito,ou será que não tem nada a ver?Se eu colocar agora enquanto tem aula será que vai doer muito,ou vai criar muitas feridas na boca,o que o Dr. acha que devo fazer?Agradeço desde já.

Comente!

Notifique-me sem que eu precise comentar: