Você está aqui: Home » Destaques, Tratamento » Contenção Ortodôntica – Quando devo usar?

37
Príncipe William, da Inglaterra, usando a contenção ortodôntica

Príncipe William, da Inglaterra, usando a contenção ortodôntica

A fase da contenção ortodôntica é a fase final do tratamento ortodôntico, que se inicia logo após a retirada dos aparelhos dentários. É nessa fase que os dentes se apresentam susceptíveis á recidiva, ou seja, os dentes podem voltar ao lugar mesmo após a movimentação ortodôntica. Sendo assim, a tão almejada “estabilidade pós-tratamento” estará vinculada a colaboração do paciente, no uso adequado das contenções e nos retornos periódicos conforme orientação do seu ortodontista.

Para que o sucesso no tratamento seja obtido, faço as seguintes recomendações:

  • Use-a 24 horas por dia retirando-a somente para as refeições e higienização oral, não se esquecendo que a placa de contenção superior também pode ser escovada.
  • Ao fazer refeições em lugares públicos deve-se dar atenção especial ao local de resguardo do aparelho pois é muito comum as pessoas esquecerem o aparelho em mesas de restaurantes, balcões de lanchonetes e outros lugares públicos e a possibilidade e recuperação o aparelho nestes casos é extremamente precária.
  • Lavar sua placa de contenção apenas com água e pasta de dente; sem outros componentes químicos tais como álcool, ou adstringentes orais.
  • Jamais coloque sua placa de contenção em fervuras para tentar “esterilizá-la” pois a mesma sofrerá deformações irreparáveis.
  • È natural que se tenha uma ligeira dificuldade na pronúncia e certas sílabas ou palavras nos primeiros dias e uso e isso de melhorar em aproximadamente três dias.
  • Evite guardar seu aparelho em bolsos traseiros de calças, pois trata-se de um aparelho e relativa fragilidade.
  • Se possível guarde seu aparelho em lugares seguros para que a ausência dele seja breve e que rapidamente ele volte a exercer sua importante função.
  • A contenção inferior é fixa, e, portanto dificulta ligeiramente o uso do fio dental; devido a esse fato deve-se compensar com uma escovação mais demorada na região adjacente a contenção fixa inferior.

Você já passou ou se encontra na fase de contenção? Como tem sido para você?

Gostou? Compartilhe!
  • Print
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Live
  • Netvibes
  • PDF
  • RSS
  • StumbleUpon
  • Twitter



37 Comentários

  1. Adriana disse:

    Boa noite Dr.!
    Uso a contenção fixa inferior há mais de 7 anos. Gostaria de saber se preciso ou não retirá-lo, ou se existe um tampo minímo e máximo para retirá-lo.
    Agradeço desde já.
    Abraço.

    • Dr. Micael disse:

      Boa Noite Adriana,

      O tempo estimado para o uso da contenção fixa inferior 3 x 3 são de 5 anos. Isto, depende de cada caso e do tipo de tratamento. Eu não sei como foi seu diagnóstico e palno tratamento, entretanto eu uso com os meus pacientes do bom senso para retirá-la ou não, sabendo que a reicidiva , ou seja ,a tendência de voltar é comum na ortodontia.

      Dr. Micael Ferraz

  2. Matheus disse:

    Eu estou agoniado, eu coloquei isso, e estou com medo de ficar com a língua presa, inclusive porque tenho percebido isso demais utimamente por causa dessa Contenção Ortodôntica Inferior fixa, será que estou ficando com a língua presa? preciso muito do meu modo de falar correto para minha vida profissiona, por favor, me ajude!

  3. Magda disse:

    olá, tirei o aparelho fixo fazem 5 dias e estou usando o aparelho móvel, so que ao longo desses dias percebi que os dois dentes superiores da frente estão ficando meio tronchos, tipo um ta querendo descer um pouco ficando desnivelados entende? quando tirei o aparelho fixo eles estavam perfeitos, nesses dias so tiro o aparelho móvel para comer e imediatamente escovo os dentes e coloco. estou com medo de voltar a usar o fixo, não sei se o móvel estar realmente bem feito ou estar algo irregular na moldagem dele. vc tem alguma sugestão?

    • Dr. Micael disse:

      Sim Magda, quando se tem um desnivelamento repentino dos dentes que estavam alinhados ao retirar o aparelho fixo, provavelmente uma das supeitas que eu tenho é referente a alguma quetão periodontal . Minha sugestão seria vc fazer uma avaliação com um periodontista.

      Dr. Micael

  4. DANIELE disse:

    Tirei o aparelho mas não consegui usar a contenção pois tinha muita ânsia de vômito, a dentista me sugeriu uma conteção fixa, coloquei e mal consigo comer minha língua está totalmente machucada, vômito mais de 3 vezes por dia. Estou desesperada existe outro tipo de contenção que não tenha nem céu da boca nem ferro no céu da boca.
    Obrigada

  5. Dr. Micael disse:

    Olá Michele,

    A contenção fixa inferior é necessária mas existe uma contenção chamada higienica onde vc consegue passar o foi e ou a fita dental até a região gengival que é o ideal, pergunte ao ortodontista sobre essa alternativa).

    Abraços,

    Dr. Micael Ferraz

Comente!

Notifique-me sem que eu precise comentar: