É comum os dentes ficarem moles?

30
19795
Rocester, Staffordshire - 24th April 2009. Prince William, with a new short haircut, arrives at The World Headquaters of JCB and is given a rousing welcome by flag waving pupils from local schools. © ROBIN NUNN. DISTRIBUTED BY nunn-syndication.com
É comum ficar com dentes moles... mas isso é apenas temporário
É comum ficar com dentes moles… mas isso é apenas temporário

As estruturas ao redor dos dentes são chamadas de periodonto, este é composto basicamante de osso (processo alveolar), gengiva e ligamentos periodontais.

A aplicação de forças na movimentação dentária no tratamento ortodôntico é feita exatamente nessa região ,mais especificamente dentro do processo alveolar , onde o dente esta localizado. Os ligamentos periodontais que também estão nessa região, são responsáveis pelo “amortecimento “desses movimentos , seja para cima ou para baixo , para um lado ou para o outro, para frente e para trás chamados de movimentos de extrusão e intrusão, mesialização e distalização, lingualização ou vestibularização respectivamente.

Durante o tratamento é comum que os dentes fiquem moles exatamente porque estamos aplicando forças continuas na movimentação ortodôntica; isso se o paciente não tiver nenhuma doença peripodontal (inflamação no periodonto).Entretanto,ao final do tratamento esses sintomas irão desaparecer pois o periodonto não sofrerá mais forças ortodônticas, normalizando a mobilidade dentária.

30 Comentários

    • Olá Alessandra,
      Durante o tratamento é comum que os dentes fiquem moles , pela própia movimentação ortodôntica mas após a finalização do tratamento não é normal que eles fiquem com mobilidade. Esta pode ser por problemas periodontais ou contatos prematuros (traumas). A estabilidade de cada caso depende também do tempo de tratamento que você foi submetida , na verdade , em alguns casos quanto maior o tempo de estabilidade , melhor a formação osséa no periodonto, ou seja, ao redor dos dentes movimentados, sendo assim melhorando ou eliminando a mobilidade dos dentes ao fim do tratamento.
      Dr. Micael Ferraz
      P.S- Isso serve tanto para superiores quanto inferiores.

  1. Gostaria de saber qual é aproximadamente o tempo necessário para uma distalização para que ocorra a centralização dos dentes superiores com os inferiores, o processo de distalização dos dentes superiores da direita para a esquerda demora muito, uma vez que o paciente for diciplinado e não ocorra nenhuma situação indesejada durante esse processo? Desde já muito obrigado.

    • Olá Emerson,
      Não entendi muito o que você quer dizer em relação a distalização, entretanto vou tentar responder. Se o que vc quer dizer é em relação a extração de uma única unidade do lado esquerdo nesse seu caso chamamos de extração assimétrica; realmente demora um pouco esse processo de retração dos dentes (distalização).
      A centralização dos dentes superiores com os inferiores , seria uma coordenação da linha média dos dentes com a face, esse processo ocorre naturalmente quando finalizamos o caso e fechamos todos os espaços de extração , se for necessário usamos eláticos intermaxilares para melhorar a correção da linha média.A disciplina nesse caso ajuda muito. Não sei se esclareci suas dúvidas mas podemos continuar a discussão do seu caso.

      Grato , Dr. Micael Ferraz

  2. Olá.
    Comecei o tratamento a 1 ano, mas interrompi. Retornei ao tratamento faz 4 dias. Havia esquecido o quanto é dolorido nos primeiros dias após a aplicação do brackets, ligas..etc. Os caninos superiores e inferiores estão moles, doloridos, é comum ?

    obrigada.

    • Sim Quérem,
      A sintomatologia dolorosa é comum nos primeiroe 5 dias, faz parte do processo inflamatório que acontece para ocorrer a movimentação dentária. Quanto aos dentes ficarem moles também é comum , pois os ligamentos periodontais e o própio periodonto a que eles estão inseridos ficam com espaços maiores, entretanto isso acabará quando o tratamento finalizar podendo até mesmo diminuir durante o própio tratamento.

      Dr. Micael Ferraz

    • Olá Ge

      Não tenho conhecimento que sorvete seja bom para evitar que os dentes fiquem moles. Esse é um processo natural da movimentação ortodôntica. Após o tratamento esse sintoma desaparece.

      Dr. Micael Ferraz

  3. BOM DIA DRº MICAEL , GOSTARIA MUITO DE SABER PORQUE MEUS DENTES SUPERIOR ESTÃO MUITO MOLES APOS 1 MES DA RETIRADA DO APARELHO FIXO ESTOU MUITO PREOCUPADA ,ACHO ATE QUE VAI CAIR ,FIQUEI 3 ANOS COM O APARELHO TENHO 31 ANOS. DESDE JA MEU MUITO OBRIGADO!

    • Oi Rute,
      Com esse período, pode ser esperado seus dentes ainda estarem com mobilidade, porém é importante você acompanhar daqui para frente pois não é normal que continuem assim. Caso aconteça seria indicado você, além de conversar com o seu ortodontista , deveria ser feito uma consulta com o periodontista que avalia o periodonto , ou seja, a parte interna que recobre os seus dentes, como osso e ligamentos periodontais.

      Dr. Micael Ferraz

    • Olá Bruno ,

      Sim, se vc estiver em tratamento ortodôntico . Caso não seja relacionado ao tratamento pode ser causado por trauma ou problemas periodontais. Deve -se ir ao dentista e realizar uma radiografia da região para obter o diagnóstico correto.

      Dr. Micael Ferraz

  4. Ola.
    O meu nome é jorge. tirei o mei dente sisi, lado inferior direito, a 7 dias e ainda continuo com dores. começei a tomar antibiotico a 3 dias e apenas o analgesico m para a dor apenas por umas horas e ela depois volta. As dores sao bastante fortes. gostaria de saber se é nomal passados 7 dias continuar com dores na zona da cirrurgia ?

    • Miguel,

      Cada cirurgia depende de vários fatores como a localização do dente , a resposta biológica de cada paciente, a técnica e o profissional , entretanto pode ser “normal” as dores em 7 dias mas é importante que vc volte ao cirurgião-dentista para uma revisão e falar sobre os sintomas que esta sentindo.

      Dr. Micael

  5. Olá, Dr. Micael tudo beem? então eu estou em duvida eu levei uma queda e meu dente da frente ficou um poquinho mole não muita coisa e eu tenho 16 anos oque devo fazer, minha mãe falo pra min tomar bastante leite e comer queijos alimentos, com leite, aguardo sua resposta obrigado.

    • Olá Paulo,

      O mais indicado nesse caso seria vc visitar um dentista para que fosse radiografado o dente que teve trauma. Em relação a mobilidade , ás vezes, seu dente precisa ser “fixado” até que os sintomas regridam.

      Dr. Micael Ferraz

  6. Olá, Dr. Uso aparelho há dois anos e meio, mas aconteceu algo nessa semana q tem me assustado: dia 19/03, o meu dentista inverteu os braquetes dos quatro caninos, para girar melhor os dentes e poder, daqui a um mes, por os elásticos que ligam as partes superiores e inferiores. Bem, ontem, 20/03, começou a doer (o que eh normal) mas reparei que os quatro dentes superiores entre os caninos estão com uma mobilidade vertical (de cima para baixo). E fiquei muito preocupada, pq só de bater os dentes debaixo neles já percebo essa mobilidade. Gostaria de uma luz, pq estou muito preocupada. Qto tempo essa mobilidade vai permanecer? Estou com muito medo, cheguei a ter pesadelos com isso.

    • Oi Suzana,

      Como eu venho dizendo , as técnicas do aparelho ortodôntico variam de cada profissional. No seu caso particularmente esta me parecendo que foram feitas recolagem de braquetes para melhor alinhamento e posterior finalização. Quanto a mobiliade (principalmente no segundo dia da manutenção é esperado que aconteça sintomatologia dolorosa e aumento da mobilidade ) e no tratamento em si sempre tem um aumento da moibilidade o que não significa que vai permanecer após o tratamento.

      Dr. Micael Ferraz

  7. Boa noite Dr. Micael

    Minha dúvida é a seguinte, estou querendo colocar aparelho (mais por estética), porque meus dentes da frente são um pouco tortos. Só que preciso arrancar os dois sisos do lado direito, pois o da arcada inferior esta totalmente deitado. Queria saber se é melhor extrai-los antes ou depois do tratamento ortodôntico? E se é um caso simples?
    Muito Obrigada, aguardo sua resposta!

    • Olá Nathália,

      Na minha opinião quanto mais o paciente for eliminando os “problemas” melhor. Muitas vezes, dentes impactados são um problema para o tratamento ortodôntico mas não é uma coisa indispensável extraí-los para iniciar o tratamento, ou seja , pode ser feita durante e/ou depois do tratamento. Quanto a complexidade eu não tenho como avaliar sem te examinar pessoalmente.

      Dr. Micael

  8. Bom dia Dr.

    Faz muitos anos que meus dentes são moles só que agora estão ficando piores, já quase não consigo morder alimentos pela flexibilidade. Como posso resolver este problema, ainda tem jeito?

    Muito agradecida,

    • Olá Francisca,

      Provavelmente você tem problema periodontal ,pois o seu sintoma principal é mobilidade dentária. Se tem “jeito” como você perguntou , não tenho como dizer sem examinar você clinicamente. O mais indicado é você procurar um periodontista (especialista nessa área) para que ele dê um diagnóstico mais preciso.

      Dr. Micael Ferraz

  9. Oi, outra pergunta. É comum os dentes ficarem moles durante o tratamento ortodontico, a ponto de vc perceber a mobilidade mexendo com o dedo? Eu uso aparelho pela segunda vez para corrigir diastema.

    • Olá Naiara,

      A mobilidade pode ser percebida no tratamento ortodôntico sim , entretanto quando se tem em excesso pode ser sintoma de periodontia . Com uma avliação radiográfica logo se diagnóstica se a mobilidade esta associada a periodontia ou não.

      Dr. Micael Ferraz

  10. Oi retirei o aparelho fixo tem 4 dias e coloquei o móvel, estou sentindo dor ao mastigar uma carne por exemplo(as dores são mais nos dentes de trás)
    Sinto tbm q ele está mt sensível isto é normal
    Obs ainda vou fazer o clareamento a laser os sintomas podem piorar?

    • OI Monique ,
      Ao retirar o aparelho os dentes podem ficar com certa mobilidade, mas vc colocou o aparelho móvel ao retirar o fixo? Observe se o aparelho móvel esta muito apertado e se vc esta retirando e colocando com muita freqüência pq o ideal é que ele só seja retirado e colocado na hora das refeições,caso contrário podem causar mobilidade dentária e consequentemente dores.
      Abraços ,
      Dr.Micael Ferraz
      instagram : dr.micaelferraz
      face:Dr.Micael Ferraz

  11. oi estou usando aparelho a três e estou sentindo o primeiro molar mole onde fica o anel e me parece que ele está mais baixo do alinhamentodevo dos outros dentes quando mordo tenho a sensação de estar mordendo só com ele e ele sobe e desce quando pressiono os dentes o que devo fazer dr

    • Thatyany,
      A mobilidade é comum no tratamento ortodôntico , porém em graus bem leves , quando temos uma mobilidade de grau elevado (segundo o seu relato) é um indicativo a ser investigado . Inicialmente com um rx para sabermos se vc não tem algum tipo de perda óssea, segundo se no seu alinhamento com o aparelho ortodôntico vc não esta tendo um toque prematuro , ou seja , esse dente que vc relatou esta tocando primeiro do que os outros dentes , vc deve conversar com o seu ortodontista e relatar a sua preocupação.
      Att;
      Dr.Micael Ferraz
      Instagram:dr.micael ferraz
      facebook:Dr.Micael Ferraz

  12. Monique , continuando a resposta : em relação a sensibilidade vc tenta recordar se vc já não tinha algum tipo de sensibilidade antesdo tratamento ortodôntico; caso a resposta seja não ou pouca , o que eu observo em meus pacientes é que o excesso de força na escovação , na tentativa de limpar o aparelho melhor de uma forma melhor pode ocasionar uma retração gengival , expondo as raízes dos dentes e causando essa sensibilidade , no clareamento a laser (consultório) deve-se ter uma proteção das regiões sensíveis com a chamada barreira gengival.
    att;
    Dr.Micael Ferraz

DEIXE UMA RESPOSTA