Motivos para usar o aparelho!

19
2835
Rocester, Staffordshire - 24th April 2009. Prince William, with a new short haircut, arrives at The World Headquaters of JCB and is given a rousing welcome by flag waving pupils from local schools. © ROBIN NUNN. DISTRIBUTED BY nunn-syndication.com
Aparelhos: Saúde e Estética
Aparelhos: Saúde e Estética

Sempre estamos buscando melhorias em nossa aparência, de certa forma o mundo  globalizado e em evolução cobra essas mudanças. Com a estética não é diferente, a aparência dos dentes parece ser indispensável nesses tempos. Quando vemos na tv, dentes perfeitos parece ser um pré-requisito ou uma condição para se estar ali .

Como o aparelho ortodôntico pode ajudar nesse processo?  Primeiro, quando pensamos em colocar o aparelho  é porque temos alguma queixa,seja ela , estética (dentes tortos, “montados”…),  funcional (mastigação , oclusão , morde a bochecha) ou  mesmo por indicação de um dentista. Qualquer tratamento dentário que vamos realizar precisa de uma avaliação prévia e  um planejamento em conjunto (falo desse assunto em tópicos passado nesse mesmo blog).

O bem estar e o sorriso: intimamente relacionados
O bem estar e o sorriso: intimamente relacionados

Entretanto é certo que o tratamento ortodôntico tem dois pilares a estética e a função, não tem como o paciente que precise “recolocar” alguns dentes que se movimentaram em seu lugar de origem, sem que ele faça uso do aparelho ortodôntico. Pois este, tem como função reorganizar os espaços na arcada, ouseja,colocar algumas unidades dentárias em seus devidos lugares para depois reabilitar com prótese e/ou implante ou até  mesmo fechar espaço de dente perdido.

Em relação a estética, quando o profissional tem o mínimo de visão nessa área saberá que o alinhamento e nivelamento do dente trará benefícios grandes para o sorriso. Na verdade pode-se com o aparelho ortodôntico alcançar grandes benefícios estéticos usando algumas técnicas para a harmonia do sorriso sobretudo quando fazemos uso da estética na gengiva , na cor e  no formato dos dentes.

19 Comentários

  1. Ola, gostari de tirar uma duvida.. estou usando aparelho no intuito de fechar espaços, pois um dos meu caninos nao nasceram, esta na gengiva. Qual seria o metodo mais adequado? A remoçao do canino preso ou desce-lo?

    Aguardo resposta…

    Obrigada

    • Olá Michelli,

      Essa decisão depende da posição em que seu canino se encontra. Se o seu planejamento for extrair dentes , vale a pena remover um pré-molar para se criar espaço e tracionar o canino. Quando o canino esta em uma posição muito desfavorável , preferimos deixa-ló “sepultado” , ou seja , no local de origem pois ,ás vezes, o ato cirúrgico ,bem como, a movimentação do mesmo não vale a pena.

      Dr. Micael Ferraz

  2. olá , gostaria de saber se eu posso usar aparelho ou o que eu faço para que meus dentes apareçam mais.
    Acho que meus dentes são muito pequenos, quando dou um sorriso, as vezes quando falo ( minha boca é um pouco pequena ), meus dentes não aparecem, gostaria de saber o que posso fazer ?
    Obrigado !

    • Olá Cristina,
      Quando vc tem a imagem que seus dentes não aparecem , podem ser duas coisas: eles podem ter uma anatomia pequena ou pode ser que vc tenha um osso maxilar pequeno, diminuindo assim, o terço inferior da sua face.
      O tratamento ortodôntico ajudaria nessa correção mas juntamente com cirurgia ortognática, onde seria corrigida sua maxila também.Se for por tamanho dos dentes , vc pode fazer um tratamento estético de restaurações com resina ou facetas de porcelanas para mudar o tamanho e antomia dos mesmos.

      Dr. Micael Ferraz

  3. Ola Dr eu queria saber…eu tenho 1 dente meio separado do outro e os dentes da parte de baixo…meios todos ondulados 1 pouco eu Preciso colocar aparelho…Dr?

    • Sim Keissy, é melhor vc tratar sua oclusão para que não piore o apinhamento inferior(dentes tortos) e em relação ao superior eu não vi clinicamente mais o tratamento ortodôntico tb pode te ajudar na estética.

      Dr. Micael Ferraz

    • Oi Natalya,

      Na verdade cada clinica procede de uma forma, ás vezes, é indicado sim pelo fato de ser um tratamento de saúde que leva algum tempo, com decisões importantes a serem tomadas e que uma pessoa de menor não tenha legalidade para tal.
      Em relação a parte médica seria só necessário se o paciente for portador de algum proiblema sistémico , como cardíaco, alérgico etc

      Dr. Micael Ferraz

    • Olá Malena,

      A imagem dos dentes no sorriso é uma forma de avaliarmos qual a posição correta e agradável para os dentes anteriores. Quando o paciente já observa isso no seu sorriso é porque realmente podemos encontrar um sinal má angulação dos dentes.
      A posição correta dos dentes anteriores (incisivos centrais), não deve ser inclinada para dentro , ou seja, existe uma posição correta definida pela normalidade em que a angulação e a inclinação estão estéticamente harmonicas e visivelmente agradáveis no sorriso.
      A forma de posicioná-los corretamente seria sim o uso do aparelho ortodôntico.

      Dr. Micael ferraz

  4. Dr. Micael Ferraz tudo bom ? doutor , uso aparelho e tenho uma duvida na minha arcada dentaria tenho um Incisivo lateral a menos , do lado direito e o do lado esquerda é fino , minha pergunta é , seria melhor extrai-lo ?
    grato

    • Willian,

      Quando se tem agenesia (falta do dente) de incisivo lateral depende muito do palnejameto do seu ortodontista, vc deve perguntar a ele qual seria a melhor opção para o seu caso.
      Com os meus pacientes eu faço uma avaliação em relação ao espaço do dente que faltou , se temos que abrir para colocação de implante e/ou reanatomização (restauração estética) do dente conóide ( dente mais fino).

      Dr . Micael

      • hum’… , pelo que falei o planejamento dele não é extrair o outro incisivo e nem colocar um implante , já que ele juntou os dentes e ta sem os espaçamento .. mais obrigado pelo a resposta doutor .

    • Lorrana,

      Provavelmente vc tem o terço inferior da face diminuído ; isso pode ser causado por perdas dentárias no passado e consequente diminuição da dimensão vertical. Vc também pode ter alguma má-oclusão dentaria ou até mesmo questões esqueléticas e faciais que precisam de um diagnóstico mais preciso. Seria fundamental eu te avaliar para termos uma indicação correta.
      A disposição,
      Dr.Micael Ferraz
      face:Dr.Micael Ferraz
      Instagram:dr.micaelferraz

DEIXE UMA RESPOSTA