Quando o braquete solta – Quais as razões?

1
5188

Muitos pacientes que usam aparelho ortodôntico reclamam que ,ás vezes, as peças do  aparelho chamados de braquetes (em inglês, bracket) soltam com frequência. Isso vem seguido de relatos que  machuca ou que dá a impressão de  uma falta de cuidado do profissional. Em alguns relatos vemos que o deslocamento dos braquetes ocorre por falta de cuidado na alimentação ou por falta de orientação nos tipos de alimentos que são consumidos. Entretanto, pode ser também por conta da técnica usada para montar os aparelhos.

Se os braquetes soltam, procure o seu dentista
Se os braquetes soltam, procure o seu dentista

A colagem das peças do aparelho ortodôntico é a etapa mais importante do tratamento. Existem posições pré-determinadas em que cada peça deve estar localizada, pois cada braquete é individualizado e específico para o seu dente, pela angulação e inclinação que estão inseridas em cada um deles, sendo que estes não podem ser trocados ou colados erroneamente,  podendo causar diferenças significantes no resultado final.

Na instalação do aparelho o dente deve ser preparado de uma forma cuidadosa para que não tenham impedimentos para uma boa colagem do braquete.

  1. Deve ser feita uma profilaxia (limpeza) na unidade dentária.
  2. Condicionamento ácido
  3. Proteção da unidade para que não entre em contato com saliva.
  4. Colagem da peça com resina.
  5. Limpeza do excesso de resina ao redor dos braquetes para que não fiquem pigmentados na alimentação.
  6. Verificação do posicionamento ao fechar a mordida(no caso do inferior) para que não soltem na mastigação.

Todas essas estratégias minimizam o descolamento dos braquetes do aparelho , pois a cada recolagem  o paciente pode perder precisão e prejudicar o tempo do tratamento como um todo.

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA