Sensibilidade nos Dentes

0
885

Vou falar de um tema bem recorrente em meu consultório , a sensibilidade dos dentes. Muitas pessoas sofrem com sensibilidade dentinária que nada mais é do que a exposição de parte da raiz do dente que deveria estar coberta (protegida ) pela gengiva. Quando escovamos muito forte  ou temos um trauma oclusal (dentes que se tocam prematuramente) nossa gengiva retraí , ou seja , ela “encolhe” respondendo a um estímulo incorreto. Quando isso acontece sentimos uma sensibilidade maior na região , principalmente quando ingerimos alimentos com temperaturas mais altas.

Inicialmente precisa ser feito um diagnóstico da causa da sensibilidade. O tratamento de retração gengival geralmente consiste em recobrir a região exposta com o próprio tecido gengival , chamado enxerto gengival , dessa forma conseguimos biologicamente tratar a sensibilidade. Alguns pacientes utilizam-se de pastas específicas , que ajudam sim na diminuição da sensibilidade mas não tratam , a flúor terapia( aplicação monitorada de flúor na região exposta) também auxilia nesse processo. Em alguns casos necessita-se de aparelhos ortodônticos para corrigir a má-oclusão que causa o trauma oclusal e consequentemente as retrações gengivais como já foi sitado anteriormente.
São diversos os casos  de sensibilidade que difere de paciente para paciente , o mais importante é diagnosticar e tratar corretamente pois como eu sempre digo a saúde o nosso sorriso é para a vida toda!
Abraços,
Dr.Micael Ferraz
CUIDANDO DO SEU SORRISO!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA