Terceiros Molares – A hora de remover o siso

28
3725
Rocester, Staffordshire - 24th April 2009. Prince William, with a new short haircut, arrives at The World Headquaters of JCB and is given a rousing welcome by flag waving pupils from local schools. © ROBIN NUNN. DISTRIBUTED BY nunn-syndication.com
Quando o siso causa muita dor, é hora de extraí-lo
Quando o siso causa muita dor, é hora de extraí-lo

Uma das maiores preocupações em relação aos dentes é a “questão” dos terceiros molares também chamado de dente siso. Como é comum sua indicação de extração por nós dentistas os pacientes têm muitas dúvidas relacionada ao assunto.

Os terceiros molares são os últimos dentes a erupcionarem na arcada dentária , por volta dos 18 aos 20 anos em média. Dessa forma , em alguns casos o espaço disponível para seu correto posicionamento é comprometido e na maioria das vezes eles ficam impactados , ou seja, não conseguem espaço para “nascerem” por completo.  Normalmente sua posição se torna inclinada ou deitada, encoberto por ósso , por outros dentes ou pela própia gengiva. Quando eles não são extraidos podem causar desconforto na região , impactação de alimentos, odor desagradável, reabsorções de outros dentes , desalinhamento das arcadas e lesões císticas.

Siso - Quando não nasce por completo, pode causar dores, desalinhamento da arcada e odor desagradável
D siso pode causar dor, desalinhamento e odor desagradável

Eu particularmente sou a favor da extração dos terceiros molares. Sendo assim, quando faço o planejamento do tratamento para o paciente, solicito na documentação ortodôntica uma radiografia panorâmica que visualizo a posição do terceiro molar.

No diagnóstico e planejamento , se percebo, com a análise de outros fatores que não haverá espaço na arcada dentária para a erupção do terceiro molar indico a extração dos mesmos. Essa forma, facilita o alinhamento dos dentes, elimina posteriores problemas com a impactação do siso e diminui a possibilidade de interferência no resultado final do tratamento.

O mais importante é uma correta indicação para remoção respeitando, a formação dentária, a idade do paciente e o seu melhor momento. O paciente não precisa ter receio de realizar e extração dos terceiros molares, tendo consciência de que esse é um passo importante para o resultado e precisa ser uma situação enfrentada .

Estou à disposição para esclarecer dúvidas e encorajar nessa questão tão importante para o sucesso do tratamento.

28 Comentários

  1. Sou residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da SCMPelotas e minha monografia tem por objetivo indicaçoes e contra-indicaçoes de exodontia de dentes inclusos, principalmente profilaticamente existem muitas controvérsias. Se for possivel, gostaria de saber sua opinião . Obrigada. Rosi Méri

    • Olá Rosi Méri,
      O que eu posso te relatar esta baseado em minha prática na clínica de ortodontia. A minha opinião sobre indicação para exodontia de dentes inclusos se da basicamente no risco de surgimento de lesões císticas quando deixamos o dente incluso “sepultado” no osso; temos também a de impactação de alimentos , interferência na correção no tratamento ortodôntico e na estabilidade da oclusão.
      Em relação a contra-indicação , entendo que a unidade impactadada estando ainda em formação e com possibilidade de compor a oclusão ou mesmo que necessite , ás vezes, aguardar o crescimento do paciente; a extração é inviável do ponto de vista cirúrgico ou ortodôntico ,ou mesmo,quando não temos as unidades antagonistas na oclusão. Temos ainda todas as indicações e contra-indicações comprovadas em artigos científicos, com diversas vertentes e tendências, creio que pela sua formação e tema de monografia deve estar por dentro das mesmas.
      Estou disponível para ajudar no que for preciso.
      DR. Micael Ferraz

  2. Olá, moro em Taubaté, sou militar e tenho 40 anos. Recebi nesta semana alta do meu tratamento ortodôntico e indicação para remoção dos sisos inferiores (únicos que possuo). Eles se encontram oclusos e deitados. A ortodontista recomendou a extração e gostaria de tomar uma opinião sua acerca da indicação e contra-indicação. Eles não me incomodam, não doem e, a meu ver, não atrapalharam o tratamento, o que não foi o caso dos superiores, os quais já foram removidos. A sugestão de remoção por parte de minha ortodontista reside no aspecto ressaltado por você quanto ao risco de lesões císticas. É importante pra mim mexer em algo do tipo somente se reamente houver necessidade. É possível deixá-los no lugar sem comprometimento do tratamento ortodôntico? É possível monitorar periodicamente o possível aparecimento de cistos indesejados? Ou é melhor mesmo removê-los? Agradeço a atenção. Saudações!

    • Saudações Ygor,

      Quando falamos em dentes impactados ou inclusos, despertamos para essa preocupação com as lesões císticas, tudo que sugere um risco é importante evitarmos. Outro motivo importante para que você removesse os terceiros molares seriam a falta de uso dos mesmos , ou seja, eles não teriam motivo para continuarem na arcada pois não têm contato com o antagonista superior (que já foi removido) sendo assim, não tendo função na mastigação.
      É possível sim manté-los na arcada, sendo que o paciente assuma os riscos e realmente monitore periodicamente qualquer alteração. Não tenho como ver em que posição exata se encontra seus terceiros molares mas a reincidiva do tratamento ortodôntico pode acontecer principalmente nos dentes antero-inferiores quando não se extrai os sisos. Minha opinião particular é que se extraia.
      Grato,
      Dr. Micael Ferraz

  3. Moro em Botafogo, só falta o último dente siso para nascer, está doendo muito, não consigo comer nada, as minhas gengivas estão inchadas, estou com um cheiro desagradavel e o outro que nasceu não doeu. Estou preocupado.

    • Herbert,
      Aposição de nascimento , o tamanho e a anatomia dos dentes em cada região são diferentes. Provavelmente você deve ter entre 18 e 22 anos de idade e esta é a fase média de nascimento dos terceiros molares. Geralmente, quando não tem espaço para a erupção completa nessa região, os alimentos impactam pela dificuldade de higienização ou um capuz de gengiva se forma a cima do mesmo. O mais importante agora é você não deixar de higienizar a região, sobretudo a unidade dentária que esta doendo, caso for preciso é bom ser medicado para diminuição da inflamação e se tiver indicação realisar a extração do mesmo.

      Dr. Micael Ferraz

  4. Boa noite, estava pesquisando no google sobre a extração do terceiro molar inferior, no meu caso ele não esta incluso, na verdade esta bem cariado e começou a quebrar.É óbvio que terei que extraí-lo, mas estou apavorada, só de pensar na cadeira do dentista fico nervosa, e o medo da anestesia, da tal parestesia, de tudo.
    Sei que mais cedo ou mais tarde terei que enfrentar essa situação, ou melhor, já passou da hora de removê-lo, mas estou com muito medo msm.Gostaria de saber passo a passo e qto tempo demora essa tortura.Obrigada.

    • Juliana
      Essa questão do medo de dentista é uma rotina para nós. Entretanto, por incrivel que pareça, esta diminuindo muito pois a odontologia evoluiu bastante. A extração dos terceiros molares é considerada uma cirurgia , então deve ser feita de preferência com um profissional espacialista na área.Você pode ser medicada antes, durante e depois da cirurgia e o mais importante é que você esteja segura com o profissional. O tempo de duração depende da localização em que se encontra a unidade e da técnica que o profissional irá usar. Se puder enfrente e não veja como tortura seria uma boa saida para o sucesso da sua cirurgia.

      Dr. Micael Ferraz

  5. Olá Dr.!
    Comecei meu tratamento, estou com os separadores (que estão doendo muito, não consigo nem mastigar direito!) e os ortodôntistas que estão tratando do meu caso resolveram que é melhor eu extrair o incisivo lateral superior, os 2 pré-molares inferiores, e os 4 terceiros molares. Gostaria de saber se é normal em alguns casos extrair tantos dentes?
    Obrigada

    • Olá Leticia,
      Realmente extrair dentes no tratamento ortodôntico é comum , porém o planejamento é o mais importante (veja como esta escrito no outro post aqui no meu blog).
      É difícil opinar sem ver seu caso pessoalmente, mas vc precisa ter segurança no seu planejamento e tratamento.
      Quanto ao separadores a sintomatologia dolorosa acontece, variando de paciente para paciente.

      Dr. Micael Ferraz

  6. Tenho muita sensibilidades nos dentes e acredito que seja por causa dos dentes dos siso que estão nascendo os 4 de uma unica vez, por que os locais estão inchados…. o nascer desses dentes causam dormencia no rosto?

    • Olá Carla,

      Sim a fase de erupção dos terceiros molares trás uma sensação de desconforto na região, não sei se “dormência no rosto”.
      O indicado é consultar com um cirurgião-dentista para observar se tem indicação de extração dos mesmos.

      Dr. Micael Ferraz

  7. Boa tarde, Dr

    Tenho um dente que fiz canal ha muito tempo e em cima desse dente existe um carocinho há bastante tempo; minha dentista fez raio x e disse que está tudo bem com o dente e que esse carocinho endureceu e só sai com raspagem. Estou muito preocupada. Por favor me ajude.
    Obs.: Moro em Angra dos Reis
    Obrigada pela atenção

    • Olá Diane,
      Mesmo sem fazer um exame clinico da região, suspeito que esse aspecto da lesão que você esta me relatou esta indicando uma possível fístula decorrente do canal mas se o aspecto esta endurecido pode ser que esteja correto o diagnóstico da sua dentista.
      Como falei anteriormente é inprecisa a minha opinião pelo fato de não poder avaliar sua situação.

      Dr. Micael Ferraz

  8. olá preciso retirar os cisos inferiores que estão inclusos, mas estou com um pouco de medo, eles não me incomodam, tenho medo de fazer e dar alguma complicação. Obrigada …

  9. Olá meu nome é Fernanda, tenho 15 anos, e meu dente siso
    já esta nascendo sinto bastante dor, gostaria de saber o que eu posso fazer?
    se vou algum dentista, ou se é recomendado extrair?
    obrigadaa

  10. Olá, eu sou Nayanna, desde sábado oa sisos do lado direito vem me incomodando, bastante dor e desconforto, ontem fui ao dentista e ele prescreveu antiinflamatório e antibiótico, mas hj entri em contato com ele, pois a analgesia é temporária e logo volta o incômodo, então ele me pediu pra retornar amanha, pois dependendo da situação, ele já irá fazer a extração. Mas estou apavorada, pois me disseram que a anestesia não funciona qd a área está inflamada, isso procede??
    O que faço pra mim acalamar, sempre tive pavor das consultas aos dentistas, mesmo qd era para as extrações simples… agora a extração é bem mais complexa e provavelmente dolorosa… e ainda me disseram que o pós-operatório é horrivel…

    Obrigada.

  11. Dr. Micael,

    Comecei meu tratamento em nov, com o ap na parte superior, 1 mes depois na parte inferior. Agora em janeiro o dr disse que vai colocar mais 2 bandas na parte inferior. Pode ficar com 6 bandas na boca. O sr. já viu isto, pois ainda não vi ninguem falar nisso. Perguntei a ele se era isso mesmo e ele disse q sim, pois daria mais força mastigatória. To insegura…

    • Helena,

      Não vejo problema com a questão das bandas ortodônticas a técnica de cada profissional varia e o tipo de aparelho também. Seria mais importante vc procurar saber do seu tipo de tratamento e planejamento para que vc ficasse mais segura.

      Abs ,

      Dr. Micael Ferraz

  12. Fala doutor, boa tarde, estou com uma dúvida, está nascendo um dente siso e pelo que vejo está muito pequeno… só da para ver a “pontinha” branca, mas pela posição, me parece estar nascendo corretamente, começou a doer inicialmente mas depois de uma semana de dor melhorou é melhor esperar e ver o que fazer ? ou extrai-lo ? só que pelo seu tamanho ser muito pequeno acredito que não dê para retira-lo, queria saber sua opinião, e quanto aos valores, é muito caro para extrair ? quanto é em média ? Obrigado.

    • Renan,

      Você precisa tirar um rx panorâmico e avaliar com um ciruugião-dentista a localização do terceiro molar para saber se tem indicação de extração.Quianto aos custos depende de cada caso.

      Dr. Micael

  13. Olá Doutor! Meus dentes sisos nasceram sem me causar problemas a cerca de quatro anos. Depois de uns meses um dos inferiores infeccionou e optei por remover os dois inferiores. Nesse ano, comecei a sentir dores de cabeça muito fortes. Sinto a minha arcada dentária superior doer, bem como toda a face. Já fiz uma tomografia, mas graças a Deus, não tenho nenhum problema. Essa dor pode ser ocasionada pelos dentes sisos superiores? Sinto como se eles estivessem empurrando os outros dentes, será que eles não nasceram totalmente como eu imaginei?

  14. Olá Dr. Micael! Estive lendo as postagens do site que me esclareceram muitas dúvidas, não podia deixar de parabenizá-lo pela iniciativa, o meu problema é o seguinte: a cerca de 4 anos fiz uma radiografia panorâmica da face, e foi constatado o seguinte: “dente molar com dificuldade de erupção devido a falta de espaço” o problema foi identificado na parte inferior e o meu dente está ate hoje pela metade ainda não saiu totalmente e não está alinhado com os demais, parte dele está encoberto pela gengiva que provoca alguns odores, as vezes. Em certos momentos ela inflama(gengiva). hoje tenho 27 anos é recomendado retirar o siso? posso lhe mandar um e-mail com fotos da radiografia tirada para que, se possível, olhe para mim. Um grande abraç!!!!

    • Olá Fabio,

      Você tem indicação de exodontia (extração) do terceiro molar. Essa unidade dentária esta provavelmente impactada (presa no osso) pela sua descrição.A idade não tem restrição para se fazer a extração.

      Dr. Micael Ferraz

DEIXE UMA RESPOSTA