Tratamento Ortodôntico (Aparelho)

0
760

O tratamento dentário inicia-se quando nós olhamos o paciente pela primeira vez. Tenho essa afirmativa porque o tratamento deve ser planejado vendo o paciente como um todo, especificamente o tratamento ortodôntico. Atualmente levamos em consideração principalmente a face , ou melhor , o terço inferior da face (região da boca) , porque dependendo do caso nós ortodontistas podemos devolver uma face mas harmônica ao paciente. Entretanto, caso o tratamento seja planejado de forma errada acontece de prejudicar em muito a estética facial como um todo.

Em uma consulta inicial busco avaliar a queixa principal do paciente, como ele se avalia e se a queixa é só dentária ou facial. Após uma conversa inicial avaliamos as condições dentárias em geral e solicitamos exames , chamados de documentação ortodôntica, com esses dados iremos fazer todo o planejamento baseado na idade , raça e perfil do paciente.Existem também análises cefalométricas que nos informam as distâncias entre dentes superiores, inferiores e o crânio ,  juntamente com fotos de perfil e sorrisos , também fotos em repouso que podemos avaliar se , por exemplo , precisamos fazer extrações ou não no paciente e que tipo de aparelho usar em cada tipo de tratamento.
Dessa forma , vou exemplificar três tipos de dúvidas entre os pacientes.
1-Se precisa fazer extração de dente ou não ?
O mais importante nesses casos é avaliar o quanto de espaços precisamos para alinhar e nivelar os dentes , ou melhor o quanto os dentes estão apinhados (montados)  e se com extrações de dentes o perfil facial , a região bucal irá retrair muito , ou seja , se vai “muchar”. Com as extrações de dentes ganhamos espaços para alinhar mas também temos que fechar todos os espaços restantes, fazendo com que a boca entre um pouco. Baseado nessa informação determinamos o tipo de tratamento com extração ou não e o tipo e marca de aparelho a ser usado.
2-O tempo necessário de tratamento ?
Muitos são os questionamentos dos pacientes quanto ao tempo de tratamento . Vou começar explicando o porque das manutenções serem mensais.
A movimentação ortodôntica se da através de um processo inflamatório.Cada vez que aplicamos uma força na manutenção do aparelho , isso cria uma inflamação na região do osso que fica ao redor do dente e aumenta a circulação sanguínea promovendo a movimentação dentária . Esse processo entre a aplicação da força e a recuperação do tecido leva em torno de 21 a 30 dias , por isso essa preocupação em realizar as manutenções do aparelho mensalmente. Entretanto já existem aparelhos mais avançados que estão trabalhando de uma forma diferente e em intervalos de tempos variados (falarei sobre esse assunto mais adiante).
O planejamento do seu tratamento , a técnica utilizada , a capacitação e o conhecimento do profissional sobre o seu caso são os principais aspectos para um tratamento rápido e eficiente.
3-Quais os tipos de tratamentos nós temos hoje no mercado?
Atualmente nós temos, dentre outros ,dois tipos de tratamentos. Os mais utilizados são os tratamentos convencionais e o tratamento autoligavel. No tratamento convencional utilizamos a técnica do arco reto (straight-wire) onde nós trocamos mensalmente os fios ortodônticos chamada de manutenção, nesse tratamento usamos forças maiores , geralmente precisa-se de extrações e um tempo de tratamento maior em torno de 24 a 48 meses, no tratamento autoligavel nós aplicamos uma técnica e aparelhagem mais avançada onde se usamos fios especiais termo ativados onde se tem uma flexibilidade e uma eficiência maior, temos os acessórios dos aparelhos com menos atritos  e o aparelho trabalha de uma forma mais biológica diminuindo em muito o tempo de tratamento (10 a 18 meses).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA